Traduzir Esta Página

 

O Brasil possui mais de 1,7 milhão de quilômetros em estradas, mas a densidade da malha rodoviária pavimentada no País é ínfima, especialmente se comparada com a de outros países com similar dimensão territorial. No Brasil, existem aproximadamente 25 km de rodovias com pavimento para cada 1.000 km² de área, correspondendo a apenas 12,3% de toda a extensão rodoviária nacional, de acordo com as informações contidas na pesquisa elaborada pela Confederação Nacional do Transporte – CNT no ano de 2016. Ainda segundo os dados coletados, o Nordeste concentra o maior percentual de infraestrutura rodoviária com pavimento (30,8%), seguido do Sudeste (19,3%), do Sul (18,5%), do Centro-Oeste (17,6%) e do Norte (13,7%).

Borracharia

Apesar do custo elevado, a matriz do transporte nacional é predominantemente rodoviária, correspondendo a aproximadamente 96 % do transporte de passageiros e a 68% do transporte de cargas. Esses dados comprovam o elevado consumo de pneus, gerando uma demanda recorrente aos serviços de borracharia em todo o país.

Uma borracharia simples oferece serviços de conserto e troca de pneus avariados, basicamente. Adicionalmente, o borracheiro também pode oferecer serviços de alinhamento de direção, balanceamento de rodas e cambagem. Esses serviços adicionais, aliados a um atendimento de qualidade, fazem com que os clientes tenham a percepção do diferencial e do valor agregado oferecido pela empresa, aumentando as chances de fidelização desses usuários, além da propagação positiva da imagem da empresa entre seus contatos em redes sociais, no trabalho ou no bairro em que moram. Por vezes, também é possível fazer a venda avulsa de pneus novos e/ou remodelados e câmaras de ar ou ainda oferecer um serviço de busca até o local onde o veículo do cliente está parado.

Em razão do constante crescimento da frota, aliado ao baixo investimento na manutenção das estradas e ruas no país, sempre há demanda para o setor, surgindo excelentes oportunidades para os empreendedores que queiram abrir um negócio próprio no setor de borracharias, especialmente pelo baixo investimento inicial requerido e pela qualificação profissional básica para lidar com o negócio dessa natureza.

Fator relevante a ser levado em consideração é que esse tipo de negócio tem como principais características – em se tratando de mercado brasileiro - a informalidade, a desorganização e o atendimento precário. Aos poucos, empreendedores mais talentosos vêm trabalhando para mudar a imagem da borracharia tradicional, agregando qualidade ao atendimento e proporcionando um ambiente mais aprazível aos clientes. 

motar borracharia